breaking news New

Vamos a medieval Carcassonne?

 

Carcassone é uma cidade medieval entre Toulouse e Narbona no extremo sul da França onde o tempo simplesmente parou. Foi defendida na Idade Média por um conjunto de fortificações circundadas por uma linha dupla de muralhas. Ficou abandonada até o século XIX quando foi redescoberta por turistas ingleses e está inscrita na lista do patrimônio mundial da Unesco desde 1997.

Um dos maiores e mais bem preservados conjuntos arquitetônicos medievais da Europa, Carcassonne é um excelente exemplo de cidade fortificada com ruas estreitas de traçado irregular e muralhas imponentes  guarnecidas por torres. Foi construída entre os séculos IX e X devido ao ataque dos sarracenos. Durante a segunda guerra mundial a cidadela foi usada como campo de prisioneiros.

 

  • Quando ir?

Carcassone não está longe dos Pirineus e próximo da Espanha, os melhores meses para visitar a cidade estão entre o final de abril e outubro quando as temperaturas são mais amenas em torno de 27º. Durante a noite a temperatura baixa um pouco. No inverno, apesar de não ser tão rigoroso comparado ao padrão europeu, a neve ocorre mas somente entre dezembro a março.

 

  • Como chegar lá?

Carcassone não é um lugar próximo a capital da França. Está a aproximadamente 780km de Paris portanto não é o tipo de turismo “bate e volta” como Mont Saint Michel.

Conta com um moderno aeroporto internacional localizado a 6 km do centro da cidade com vôos diretos de várias cidades francesas e algumas outras da Europa. Partindo de Paris, o vôo dura aproximadamente 1:20hs pela companhia aérea de baixo custo Ryanair . No desembarque um shuttle, cuja freqüência é de 30 em 30 minutos, levará você até o centro de Carcassone a um custo de € 5 pagos no próprio ônibus.

Uma opção interessante é por trem. Sou fã da malha ferroviária do velho continente. A estação de trens de Carcassonne está localizada praticamente no centro da cidade (comum na Europa). Consulte destinos, horários e tarifas no site da SNCF  e não esqueça de verificar as conexões dependendo da cidade de partida.  Em frente a estação, se não desejar caminhar um pouco, a linha nº 4 deixa você na Cité.

Há também a opção de trens noturnos o que é uma ótima economia de tempo, custos com hospedagem e transfers a aeroportos. Quando visitei Carcassone com a família, retornamos a Paris embarcando no trem das 23:00h e em uma confortável cabine dormitório despertamos na cidade Luz no início da manhã do dia seguinte.

Se você preferir o transporte por ônibus, poderá consultar a Eurolines  mas por via terrestre nada se compara a comodidade bem como as facilidades de cafeterias e sanitários no interior dos trens ainda quando se percorre grandes distâncias.

 

  • Onde se hospedar?

Há várias opções de hospedagem em Carcassonne. Mas os hoteis com menor custo estão localizados fora das muralhas. Procure a hospedagem em lugares próximos a cidadela que é o ponto turístico mais procurado da cidade.

Estivemos hospedados no hotel I’Aragon. Com uma caminhada a pé de 3 minutos estávamos na entrada da cidadela. O hotel está localizado em um lugar calmo, tem boas acomodações, um café da manhã espartano mas completo para os padrões europeus e um ótimo atendimento. Da janela de alguns quartos observa-se a imponente muralha e as torres da fortaleza.

Reserve com antecedência pois alguns hotéis/hospedarias são muito disputados dependendo da época. Reserve com no mínimo 60 dias de antecedência. Aproveite e utilize a janela do Booking  aqui e faça sua reservas.

  • O que visitar?

A maioria dos visitantes vem a Carcassonne por um motivo: ver o castelo de contos de fadas classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO, mas a cidade em sí também tem os seus encantos.

Na cidadela:

A cidadela que já apareceu em romances, filmes e até mesmo em jogo de tabuleiro, tem vida própria em relação a cidade de Carcassone. Apesar do comércio fechar as portas no cair do dia, os portões das muralhas ficam sempre abertos ao público e o burburinho matutino com restaurantes e comércio ativo dá lugar a um ambiente bucólico com poucos turistas no seu interior a noite. Uma caminhada pelas ruas estreitas e tortuosas as 23 hs pode parecer um pouco fantasmagórica mas é muito segura.

Composta por duas muralhas externas de 3 km, pontes elevadiças e vários acessos é possível assistir apresentações de lutas medievais com cavalos e uma feira típica da Idade Média entre junho e agosto.

Os pontos altos na cidadela são:

Basílica de Saint Nazaire – Uma construção singular de coexistência românica e gótica. Os excelentes vitrais compõe a construção em arenito. Não se paga a entrada;

Château Comtal – Um castelo no interior da cidadela. Pode-se apreciar uma ótima vista da cidade de Carcassonne andando por suas muralhas. Abriga jardim e um museu que conta a história da cidade. Paga-se € 8,5 a entrada.

Theatre de La Cite Jean Deschaps – Localizado na praça de Saint Nazare, é o encontro de vários festivais e apresentações da cidade. Mesmo que não haja apresentações, é imperdível.

Percorrer as muralhas – Pode-se caminhar pelo largo caminho entre as duas muralhas que compõe a fortaleza observando detalhes de sua construção. Não se paga para entrada.

Não deixe de registrar a espetacular iluminação da cidadela a noite, caminhe um pouco,  cruze a Pont Vieux e terá uma ótima visão das muralhas da fortaleza.

Na Cité de Carcassonne:

O centro de Carcassonne também é um ótimo lugar para se visitar. Muitos bares e restaurantes ficam na Cité e a antiga ponte de pedra (Pont Vieux) sobre o rio Aude conecta a cidadela ao restante da cidade. Várias lojas representativas do estilo francês de subsistir também compõe a vida da Cité.

Os pontos altos da Cité são:

Place Carnot – Uma pequena praça no centrinho mas rodeada de bares e restaurantes. Pela manhã uma pequena feira de produtos hortifrutigrangeiros dos produtores locais e a noite a animação está por aqui. É o encontro dos jovens da cidade.

Memoire Combatiante – Uma surpresa, um pequeno museu mas impressiona pelo acervo completo sobre a participação da França em conflitos armados. Vários objetos em exposição de várias épocas. Entrada livre.

Pont Vieux – Liga a cidade nova e cidadela. Ótimo para caminhadas e apreciar a tranquila vida do sul da França.

  • O que comer?

Sem dúvida o cassoulet é uma iguaria tradicional que não se deve deixar de provar, ainda mais regado a um bom vinho da região. É composto de uma sopa densa de feijões brancos com carnes de caça. Ótimo sabor.

Há bons restaurantes no interior e fora da cidadela com os mais variados preços. Não deixe para trás um almoço na praça localizada no interior da fortaleza, o ambiente é descontraído com mesas e cadeiras nas calçadas em um ambiente medieval.

Site de carcassonne 

<

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password