breaking news New

Stolperstiene – Mini memoriais em Berlim

Se você já tropeçou e reparou em uma destas placas pelas ruas de Berlim, sabe o que significam e é um dos poucos turistas que olharam para elas.

Estão quase despercebidas cravadas no calçamento das ruas de paralelepípedo principalmente nos antigos bairros considerados judeus durante a 2ª Guerra Mundial.

Stolpersteine (pedras-obstáculos) é um projeto do artista plástico alemão Gunter Demning que tem como objetivo criar pequenos memoriais para relembrar as vítimas do nazismo mortos durante a 2º Guerra Mundial.

Trata-se de pedras com formato de um cubo com arestas de 10cm, com um dos lados coberto por uma chapa de latão que contém uma inscrição individual referente a pessoas deportadas aos campos de concentração ou por escolher o suicídio para escapar do extermínio.  Estas pedras são fixadas na calçada diante da antiga moradia da vítima.

Estes pequenos memoriais são na maioria de judeus e algumas de minorias étnicas (ciganos por exemplo). Contém via de regra “aqui morava ou aqui vivia” juntamente com o nome, data de nascimento e o destino da pessoa, na maioria dos casos campos de concentração.

Com a pesquisa de dados de sobreviventes e familiares já são muitas espalhadas por Berlim e algumas cidades alemãs. Atualmente já chegaram ao incrível número de 50.000 pedras em todo o continente europeu. São financiadas por doações nas comunidades e cada uma custa em torno de 95 euros.

Há inúmeras delas na entrada do complexo de edificações de Hackesche Höfe, antigas moradias dos judeus de Berlim. Portanto, se você se deparar com uma delas, lembre-se que neste lugar morou uma vítima do nazismo e sua vida foi ceifada em nome desta ideologia.

 

 

 

 

<

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password