breaking news New

4 dicas para região de Zuiderzee na Holanda

Com uma área igual ao estado do Rio de Janeiro, a Holanda impressiona pela diversidade cultural e pela quantidade de atrativos voltados ao turismo. Um destes lugares encantadores fica bem perto de Amsterdam, é a região é conhecida como Zuiderzee.

O Zuiderzee surgiu com a construção de diques e posteriormente drenagem das terras abaixo do nível do mar chamadas polders. Estas áreas drenadas correspondem a 1/5 do território holandês e há um ditado diz que “Deus criou o mundo e os holandeses a Holanda”. Próximo ao mar Báltico, a volta do Zuiderzee cresceram muitas vilas de pescadores e mercadores, atualmente o turismo tornou-se a maior fonte de rendimentos da região.

foto (745) Polders
Polders

Tipicamente considerada área de pequenos produtores rurais e pescadores. É uma região de turismo para se conhecer a vida no campo da Holanda e um dos poucos locais onde ainda operam os Moinhos de Vento, cartão postal dos Países Baixos, que não se pode deixar de visitar.

Cerca de 20km da capital da Holanda, é um ótimo passeio de um dia. Suas três atrações mais importantes são Zaanse Schans, Volendam e Marken.

  • Quando ir?

Uma das características da Holanda é o rigor do seu inverno. Como o passeio é uma atividade ao ar livre evite o intervalo entre final de outubro até final de fevereiro, além disso muitas das atrações estão fechadas nesta época.

  • Como chegar lá?

Você até pode alugar um carro em Amsterdam que lhe dará mais liberdade em visitar a região do Zuiderzee, mas lembre que é tão próximo a capital que pode não valer a pena. Também é possível tomar um ônibus regular até Zaanse Schans na estação Central que custa aproximadamente € 10, mas o transporte até os outros dois vilarejos é um pouco complicado e lembre que Marken é uma ilha.

Minha sugestão é um pacote pronto partindo de Amsterdam que inclui os três lugares principais. O valor do pacote atualmente custa € 49 por pessoa e dura aproximadamente 5 horas e meia. Você parte de Amsterdam pela manhã em um ônibus confortável, com um guia especializado com a opção em português (fone-tradutor), inclui um cruzeiro em um barco de Volendam até Markem (apenas no verão) e retorna no final da tarde com tempo para aproveitar a capital dos Ducs. O ponto de partida em Amsterdam é na Damrak nº 26, bem perto da Estação Central de Trens. Esteja 30 minutos antes do horário de partida da excursão.

  • O que visitar?

Zaanse Schans: A primeira parada do tour é em uma pequena aldeia de produtores rurais com instalações voltadas ao turismo as margens do rio Zaan. Lá é possível apreciar alguns dos últimos moinhos de vento em operação na Holanda, inclusive entrando em alguns deles.

O passeio continua visitando uma pequena indústria de queijos onde você vai descobrir o sucesso dos laticínios holandeses com direito a degustação. Traga alguns deles, pois estes produtos já estão liberados pela alfândega no Brasil. Prove o Stroopwafel típico da região feito na hora. Uma passagem pela fábrica de tamancos tradicionais e algumas lojas de souvenirs, mais uma lembrança na bagagem.

Caminhar despreocupadamente pelas trilhas ao largo do rio Zaan também é uma opção de apreciar a paisagem do campo e rende ótimas fotos.

Zaanse é um local divertido também para os menores, há muitos animais criados em fazenda que fazem a festa da criançada.

foto (744) Mapa Zaanse Schans
Mapa de Zaanse Schans

 

foto (746) Latcineos
laticínios

 

foto (747) Latcineos
laticínios

 

foto (748) Latcineos
laticínios

 

foto (749) Rio Zaan
Rio Zaan

 

foto (750) Moinhos de Vento
Moinhos de Vento

 

foto (743)
Moinhos de vento

 

foto (751) Queijos
Queijos

 

foto (752) - Tamancos
Tamancos

 

Volendam:  Após Zaanse Schans, a cidadezinha de Volendam é a segunda parada. Uma das cidades mais típicas e com um charme de um pequeno porto para o lago Ijsselmer, o maior da Holanda. Como em toda cidade pequena, a rua principal é a atração do lugar e se chama Haven. É a rua do porto, nela você encontra vários estúdios onde é possível uma fotografia antiga com roupas holandesas de época, uma lembrança bem divertida. A população idosa da cidade costuma transitar orgulhosa pelas ruas com roupas típicas.

Também os restaurantes e bares estão localizados ao longo desta rua e, sendo característica de pescadores, é garantia de peixes frescos. O tempo para o almoço é nesta cidade. Isto claro, se você não se fartou com a degustação de queijos e alguns vinhos em Zaanse. Aprecie calmamente um café no Cathrien em uma mesa de frente para o porto observando a agitação do vai e vem no pequeno comércio.

Inúmeras lojas de lembranças, chocolates, doces e jóias também compõe Volendam e em um museu na rua Zeestraat, 41 é possível observar a história da cidade.

foto (753) Volendam
Volendam

 

foto (754) Volendam
Volendam

 

Marken: Terceira e última parada do tour. Partindo do porto de Volendam em um barco e em 30 minutos chega-se a ilha de Marken. Atualmente uma ponte liga a ilha ao continente, mas o trânsito de automóveis por lá somente é permitido a moradores. A vila é um retorno ao passado. As típicas e antigas casas de madeira são um convite para fotos, portanto preste atenção ao seu redor. Os pequenos canais dividem o povoado por todos os lados. Cada casa tem seu pequeno ancoradouro particular. O colorido das fachadas chama a atenção dos turistas. Uma caminhada pelas ruas calmas é importante. Uma visita a fábrica de tamancos típicos encerra o tour.

foto (755) Marken
Marken
foto (756) Marken
Marken

 

foto (757) Marken
Marken
  • Dicas finais
  • Em Zaanse Schans que é a primeira parada, você irá encontrar a maior variedade de queijos do Tour, portanto prove os sabores de sua preferência e compre aqui pois dificilmente os encontrará em Volendam e tampouco em Marken;
  • Na travessia por barco entre Volendam e Marken se você escolher a área externa da embarcação é aconselhável levar um abrigo leve, pois o vento sopra forte durante o trajeto – Comento sobre este item no artigo KIT TURISTA  publicado em 9 de agosto;
  • Entre no site do tour aqui e bom passeio.
<

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password