breaking news New

Você conhece o conceito de Free tour?

O conceito “free tour” não é recente, mas após sua inclusão em plataformas digitais de busca na web, está se revelando uma opção importante e vantajosa para conhecer e descobrir as atrações nas cidades que visitamos em nossas jornadas.

Com uma expansão marcante e espalhados principalmente na Europa, sua formulação é no mínimo interessante.

A forma de participar é simples. Acesse os inúmeros portais relativos a modalidade Free tours espalhados pelo mundo, localize a cidade e as atrações que está interessado, verifique o local e hora do dia onde será o início do passeio bem como o “guia” correspondente. Esteja lá no dia e hora definido. Dependendo do passeio, alguns solicitam reserva no próprio site. São identificáveis no local por intermédio de camisetas ou guarda-sóis personalizados.

foto-675-free-tour-praga
Free Tour em Praga (República Checa)

Apesar de FREE, esta palavra é utilizada somente como tática de marketing. A maioria destes freelancer esperam por uma gorjeta voluntária no final do passeio. Usualmente são valores a critério do público, proporcional ao conhecimento deles sobre a história e estórias do lugar tal como sua empatia. Mas evidentemente são valores bem inferiores aos serviços contratados junto a profissionais da área do turismo, devido as características dos passeios. Como não recebem qualquer outro rendimento pelo que efetuam, dependem exclusivamente de sua performance e sua sabedoria da cidade. Buscam situações de afinidade e excelência junto aos grupos no qual acompanham. Procuram cativar o público porque além do mais, dependem também de comentários efetuados pelos viajantes no portal de consulta sobre a qualidade do passeio. Comentários ruins não são uma boa propaganda para eles…

Os passeios são em muitas vezes direcionados pela afinidade do freelancer com o tema. Não é incomum caminhadas por lugares pouco habituais aos turistas convencionais, tais como bares ou pubs conhecidos e muito frequentados na cidade ou livrarias e sebos que só quem mora lá conhecem.

Os “guias” em sua maioria são pessoas jovens, estudantes de turismo ou história, familiarizados e conhecedores do lugar pois são cidadãos destas cidades e com tempo livre para esta atividade. Pagam suas despesas pessoais com as contribuições dos turistas. Uma faixa deles são professores ou profissionais aposentados que apreciam o ato de estar com outras pessoas e compartilhar o conhecimento do local onde vivem.

foto-676-free-tour-stockholm
Free Tour em Estocolmo (Suécia)

Os passeios são efetuados a pé na área de abrangência das atrações anunciadas. Portanto calce sapatos confortáveis para caminhadas. Duram em média uma hora e meia e raramente entram no interior de atrações consideradas pagas. Caso haja necessidade de algum transporte como metrô, trem ou ônibus, estas despesas devem ser assumidas pelo viajante.

É uma opção muito utilizada por mochileiros (backpackers) que viajam “lowcost“, mas com o incremento quantitativo de opções desta atividade e perfil mais qualificado do freelancer também está se tornando muito popular e procurada por flashpackers (abordo estes dois perfis no blog aqui).

Os principais sites de consulta para Free Tours são:

 

foto-678-free-tour-madri
Free Tour em Madri (Espanha)
<

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password