breaking news New

Quem sabe um salto de paraquedas na Croácia?

Paraquedismo é uma atividade para poucos. Muitos não conseguem vencer o medo de se projetar no vazio do céu e confiar em um “pedaço de pano” para amortecer a queda. Sempre tive a vontade de experimentar este esporte radical e a oportunidade surgiu em Zagreb na Croácia. Para um novato como eu, um salto do tipo “Tandem” alivia um pouco o temor e a apreensão. O salto Tandem é uma modalidade interessante e segura. Saltam duas pessoas – um instrutor experiente e um novato presos entre sí por uma armação com um paraquedas que suporta duas pessoas.

Contratei a experiência no Brasil via site da Skydiving Croatia e no dia e horário acertado, o coordenador chefe Filip Mijatovic me buscou no hotel e me levou a zona de salto. Na conversa pelo caminho de uma hora, Filip me deixou muito a vontade contando suas experiências.Nenhuma história sobre queda fatal é claro….

O pequeno aeródromo localizava-se ao lado de uma base aérea croata, e o barulho de helicópteros decolando e pousando era intenso.

Filip me apresentou Emir Ekic, o mestre chefe para Tandem que seria meu instrutor nesta tarde. Emir é um cidadão da antiga Iugoslávia com uma vasta experiência em saltos pelo exército da Bósnia.Foto (265) -

Assinei a papelada de responsabilidade e relativa ao seguro, vesti toda a indumentária necessária e após um briefing repetido 2 vezes – pois um erro aqui e seria o último, estava pronto para o primeiro salto.

No avião, um pequeno monomotor de asa alta e sem as portas, nos acomodamos. Eu, o Emir, dois cinegrafistas, o piloto e os paraquedas que ocupavam uma boa parte da fuselagem. Na decolagem sacolejou um pouco na pista de grama e em seguida o aeroplano foi tomando altura em trajetória circular até a altitude de salto. Neste momento meu sangue congelou pois tive que sentar na abertura da porta do avião com as pernas para fora para o Emir me conectar ao Tandem devido ao pouco espaço de manobra no interior da aeronave ou seja, estava na porta e sem paraquedas. Lembrei do filme “Antes de Partir” quando Jack Nicholson e Morgan Freeman saltam com Tandem. Eu era o Freeman.Foto (266) -

A visão na descida é espetacular, pois não há nada que te segure na queda além do atrito no ar. Quando o paraquedas abriu, Emir me passou os manetes de comando e comandei o vôo por alguns minutos. A sensação é fantástica.

Foto (267) -

Foto (269) -

Foto (270) -

O salto é realizado em queda livre com velocidade de 200km/h por aproximadamente 50 segundos e após a abertura do “pedaço de pano” em um vôo de 5 minutos termina com a aterragem em um local já determinado. No solo, recebi os parabéns e um certificado do salto. Ótima equipe. Muito profissionais. Se você ficou interessado, entre em http://skydivingcroatia.com

Foto (271) -

<

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password