breaking news New

Em Budapeste, não deixe de ir ao Nagyvásárcsarnok

O nome é complicado – Nagyvásárcsarnok – mas o Grande Mercado de Budapeste é  um ótimo lugar para mergulhar na cultura húngara com seu artesanato admirável, seus sabores e aromas típicos e perfeito para levar lembranças características deste país da Europa Central.  

Sempre coloco as feiras e mercados no itinerário dos países onde percorro. Na minha opinião é o melhor ambiente de interação entre o turista e os locais pois nelas é que vivenciamos o dia a dia da população. Além do mais, usualmente são locais abrigados das variações climáticas e estão abertos em horários onde as atrações típicas da cidade ainda estão fechadas ao público, portanto aproveitamos melhor nosso tempo como turista.

O Nagyvásárcsarnok  é o mais antigo mercado coberto da cidade. Construído a partir da idéia de um grande salão, foi projetado por Samu Pecz por volta de 1897. O tamanho da área do edifício é de 10.000m2 coberto por estruturas de aço. Durante as Guerras Mundiais foi completamente danificado e fechado por alguns anos. Ao logo da década de 1990, obras de restauração trouxeram de volta o mercado para o seu antigo esplendor.

Localizado no final da famosa rua para pedestres – Váci utca – e no lado Pest da ponte Liberty na praça Fõvám é atendida por várias linhas de trans públicos.

O portão de entrada tem um toque neogótico semelhante a estrutura do telhado. A maioria das barracas no piso térreo oferecem produtos hortifrutigrangeiros, carnes, peixes, doces e especiarias e não devem em nada aos famosos mercados da França, Itália ou Espanha. Não deixe de comprar um pacote de Paprika ou uma garrafa de Tokaji (vinho típico da Hungria). Para os que apreciam Caviar, os preços são dos mais baixos da Europa.

No segundo andar, lojas de artesanato, lembranças e restaurantes dominam o espaço. Após percorrer uma infinidade de quiosques com bordados e outras lembranças, se você não se importar em dividir uma mesa com outras pessoas (comum por aqui), relaxe e faça um brunch em um dos restaurantes e aprecie a culinária local. Prove o Túró Rudi (um doce popular na Hungria – coalhada e chocolate) acompanhado de um café, os preços são bem convidativos e cabem no bolso.

Os sanitários estão localizados no segundo piso. São razoavelmente limpos e asseados, mas você deve deixar uma moeda de 1 Florim Húngaro na saída, pois são pagos.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

  • Localização:  H-1093 Budapest, Vámház krt. 1-3
  • Como chegar lá: Linhas de tran 47, 48 ou 49
  • Horários de funcionamento: Segunda-feira das 06:00 as 17:00h
          • Terças a sextas das 06:00 as 18:00h
          • Sábados das 06:00 as 14:00h
          • Fechado aos domingos e feriados oficiais.

O dia mais animado é no sábado de manhã. Há um calendário anual com o dia das nações onde o mercado se enfeita com produtos dos países. O dia do Turismo com tema do Brasil foi entre 2 a 4 de agosto de 2016. Consulte o site e fique por dentro.

 

 

 

<

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password