breaking news New

8 cuidados com comidinhas de rua – A primeira é “fatal”

Uma das tarefas mais provocativas e interessantes para qualquer turistas é provar as comidas de rua típicas do lugar que se visita. Uma infinidade de sabores e temperos que instigam nosso paladar nas diferentes regiões por onde cruzamos. Mas a precaução deve ser uma constante antes de saborear estes petiscos.

Por definição, Comida de rua é aquela comida ou bebida vendida em ruas ou outros locais públicos como mercados ou feiras, por um vendedor ou ambulante, muitas vezes a partir de uma barraca de alimentos, tabuleiro ou carros de comida. (Wikipédia)

Esta atividade está espalhada por todas as cidades do mundo e traduzem o paladar dos cidadãos destes povoados. São produzidas com alimentos e ingredientes locais e usualmente com preços razoáveis para quem as consome.

istambul
istambul

Como parte do cotidiano do viajante, provar e degustar faz parte do vocabulário, mas são necessários alguns cuidados que deixo a seguir:

  • Tenha em mente que o asseio na preparação da comida da rua em alguns lugares pode ser um risco a sua saúde. Saiba que a água está presente em 100% dos alimentos que consumimos  quer no seu preparo ou na sua cocção, portanto evite as comidas de rua em lugares onde você saiba que a água é um fator de risco. Em países como a Índia e China, apesar da comida de rua ser abundante e muito consumida, a população local desenvolveu certa imunidade para algumas patologias estomacais que nós do outro lado do mundo não temos. Nestes casos, se você está com um guia local, siga as orientações dele. Desconfie principalmente dos alimentos crus como frutos do mar. Nada pior que uma doença para estragar sua viagem.
  • Leve sempre em suas jornadas, medicamentos para amenizar os efeitos de uma disfunção estomacal ocasionadas por uma experiência desagradável na rua. Comento este assunto em um artigo aqui.
  • Os lugares mais comuns onde se encontram os ambulantes de comida de rua são as praças e feiras. Já que você não conhece mesmo, procure por aqueles que tem mais pessoas ao seu redor pois certamente o sabor será mais agradável ou mais frescos ou o custo é mais atrativo.
  • O estímulo da comida de rua para qualquer turista é realmente a experiência. O que para alguns pode ser considerado uma iguaria, para outros  é motivo de cara feia, mas como “gosto não se discute” não deixe passar a oportunidade de provar.
  • Alguns manjares do outro lado do mundo podem parecer repugnantes e como diz o ditado “se come primeiro com os olhos”. Nas ruas de Pequim, você encontrará insetos e répteis em espetinhos para degustar. São lembranças de uma época triste em que a população não tinha alimentos para se nutrir. Atualmente fazem a festa dos comerciantes junto aos turistas pois os chineses não comem mais isto, mas se você tem coragem encare pois terá muito assunto com os amigos no retorno;
  • Lembre que a comida de rua tem por característica valores baixos. Não espere um “prato francês” a sua disposição. São servidos em recipientes descartáveis ou se come com as mãos. Aproveite e se lambuze mas não deixe de levar um guardanapo para eventualidades. É um dos itens importantes do “kit turista” que menciono aqui.
  • Inicialmente peça porções pequenas e teste seu sabor pois seu bolso irá agradecer se você não gostar. Se for agradável ao seu paladar nada o impede de repetir em uma porção maior. Alguns vendedores provocam os turistas com uma amostra para degustação.
  • Se você não está sozinho, dividam a prova com pedidos diferentes, afinal o propósito é a experiência de saborear o que os locais comem.

Há uma profusão de comidas de rua espalhadas por todos os cantos do mundo. Pesquise as mais típicas do lugar que você vai visitar, siga estas recomendações e aproveite os aromas e sabores da nossa esfera azul.

pequim
pequim
xangai
xangai
fes
fes
marrakech
marrakech
paris
paris
<

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password